PLATAFORMAS E INTERFACES ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Gilberto Pereira Fernandes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Maria Olivia Matos Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DOCENTE PLENO
  • Tarsio Ribeiro Cavalcante UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - MESTRANDO EM EJA

Palavras-chave:

EJA. Experiência Formativa. Plataformas e interfaces online.

Resumo

Apresentamos uma análise descritiva/reflexiva de uma experiência formativa com professores pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização de um minicurso intitulado “Incursões de pesquisa online na EJA: plataformas e gerenciamento informatizado de referências”, no II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, em Salvador/BA, Campus I da UNEB, de 08 a 11 de novembro de 2015. O referido minicurso foi ministrado pelos autores desse artigo, com o objetivo de apresentar possibilidades de incursões online que auxiliassem os professores pesquisadores da EJA na preparação de práticas de ensino/aprendizagem e na produção de textos acadêmicos refletindo sua práxis e, por conseguinte, a difusão do conhecimento cientifico produzido no contexto. O minicurso contou com três oficinas: 1) Círculo de diálogos; 2) Plataformas de ensino online: práticas na EJA e 3) Gerenciamento informatizado de referências bibliográficas. Discutiram-se temas atuais na EJA que suscitaram a criação de uma rede de interação colaborativa a partir dos participantes.

Biografia do Autor

Gilberto Pereira Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Professor da Educação Básica em Eunápolis-Bahia na rede pública de ensino. Coordenador do Grupo de pesquisa: Sujeitos e Subjetividades Online e Projeto de Extensão na UNEB/Campus XVIII. Mestrando em Educação de Jovens e adultos pela (UNEB).

Maria Olivia Matos Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DOCENTE PLENO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade(UNEB) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Vice- coordenadora do Mestrado Profissional em EJA ( MPEJA_ UNEB/DEDCI). Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação. Áreas e temas de interesse: Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos. Grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

Tarsio Ribeiro Cavalcante, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - MESTRANDO EM EJA

Especialista em Redes de Computadores e Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, onde coordena o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Fundamental na Modalidade Jovens e Adultos e o Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Referências

ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

MATTA, A.E.R.; MATOS OLIVEIRA, M.O. Educação Mídia e Design Pedagógico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 15-21, jul./dez. 2014.

SILVA, Marco. Educação na cibercultura: o desafio comunicacional do professor presencial e on-line. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, p. 261-271, jul/dez 2003.

SILVEIRA, Sergio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES