PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA

Autores

  • Poliana da Silva Almeida Santos Camargo Universidade do Sagrado Coração - USC http://orcid.org/0000-0002-9212-6529
  • Ludmilla Puppim Voigt Colégio Esquema Único
  • Melissa Freitas de Almeida Universidade do Sagrado Coração

Palavras-chave:

EJA. Gênero. Formação de Professores/as.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar percepções sobre as relações de gênero, os processos de escolarização e a formação docente de 42 professores/as1 da EJA. Os dados foram coletados por meio de um questionário e categorizados via análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou a preocupação dos/as professores/as em não apontarem relações de poder entre gênero, porém, no decorrer das respostas, as normatizações estabelecidas por construções sociais que discriminam homens e mulheres apareceram de forma contundente. Podemos inferir, com base nos resultados, que as questões de gênero estão presentes no cotidiano escolar, influenciando a permanência ou a ausência de mulheres e de homens nas salas de aula no contexto da EJA.As relações de gênero precisam ser abordadas com intensidade e sistematização nos cursos de formação inicial e formação continuada docentes, com o objetivo de refletir sobre esses temas tão complexos e embasar atitudes pedagógicas/educativas conscientes, que não promovam a hierarquização entre gêneros.

1 De acordo com as orientações de Rabelho, Pereira e Reis (2013), optamos por utilizar uma linguagem não sexista, fazendo uso da barra (/), como nos casos: professor/a, professores/as, alunos/as.

 

Biografia do Autor

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, Universidade do Sagrado Coração - USC

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005).  Especialização em Educação: Formação de Formadores de Professores - USC (2002).   Especialização em Psicopedagogia - USC (2001). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1999). Professora da Universidade Sagrado Coração – USC atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade e Sociedades - USC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas - GEPALE - FE - UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Psicologia da Educação, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tem certificação internacional de Coaching, Mentoring e Holomentoring - Foco em Professional, Self & Life Coaching do Sistema ISOR, pelo ICF - International Coach Federation e Instituto Holos.

Ludmilla Puppim Voigt, Colégio Esquema Único

Pegagoga.

Licenciada em História - USC.

Pesquisadora do PIVIC/USC.

Professora do Colégio Esquema Único.

Membro do Grupo de Pesquisa: Gênero, Sexualidade e Sociedades da Universidade do Sagrado Coração. 

Melissa Freitas de Almeida, Universidade do Sagrado Coração

Pesquisadora do PIBIC-EM/CNPQ/USC – Universidade do Sagrado Coração

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

CURRÍCULO