A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM ESPAÇO DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Mulheres. Gênero. Empoderamento.

Resumo

Este artigo analisa os processos de exclusão vivenciados por alunas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, apresenta como uma das características o atendimento a sujeitos que, por algum motivo, abandonaram os estudos ou não estudaram quando crianças ou jovens. Outra peculiaridade da EJA é a forte presença de mulheres na atualidade, já que muitas se viram obrigadas a abandonar os estudos por fortes marcadores de gênero que culturalmente são perpetuados na sociedade. Para amparar o debate, são significativas as contribuições teóricas de Louro, Saffioti, Poggio e Rosemberg, Bourdieu e Chartier. Situar-se-ão, também, as falas das estudantes de vários núcleos de EJA de Santa Catarina, a fim de trazer discussões relacionadas ao gênero, à mulher, à violência e ao empoderamento. Em vista disso, conclui-se que as relações de gênero são historicamente impostas e influenciaram na evasão escolar dessas alunas, criando violências diversas e que a EJA se apresentou como um espaço de empoderamento.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2006). Com experiência na área de Educação e Formação de Educadores,  educação popular, movimentos sociais e políticas públicas e EJA.  Está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPQ de Educação de Jovens e Adultos - EPEJA/UFSC. Têm duas Pós Graduações Lato Sensu, uma na área de Gestão Educacional/ Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Faculdades Dom Bosco - DB, 2007), e a outra em  Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC, 2012). Mestre em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores (UFSC, 2014) e doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (2015/2019).

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Pós Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos.

Orientadora da pesquisa.

Referências

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

CURRÍCULO