A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: IMPLEMENTAÇÃO E PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE

Autores

  • Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick Ministério da Educação

Palavras-chave:

PROEJA. Assistência Estudantil. Institutos Federais.

Resumo

Este trabalho faz uma análise da assistência estudantil para os alunos dos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), cujo recurso passou a ser incluído diretamente nos orçamentos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir de 2011 e, portanto, deixou de ser repassado pelo Ministério da Educação. A partir da leitura dos regulamentos da assistência estudantil de 30 Institutos Federais, são analisados os princípios, objetivos, benefícios e beneficiários. Foi verificado que há um movimento de acolhimento dos alunos do PROEJA na Política de Assistência Estudantil dessas instituições, mas que é preciso rever alguns pontos para a consolidação da assistência estudantil como política de inclusão social

Biografia do Autor

Ana Luiza de Oliveira Lima Taufick, Ministério da Educação

Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação 2005-2007

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - 2007-2009.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação 2009-atual

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
_______. Decreto 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio, na Modalidade de Educação Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Revoga o Decreto 5.478/2005. Brasília, 2006.
DEMO, Pedro. Educação pelo Avesso: Assistência como um Direito e como um Problema. São Paulo: Cortez, 2000.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA. Conselho Superior. Diretrizes para a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Resolução de 26 de outubro de 2010.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília, 2007.
___________________________________ Exposição de Motivos nº 11. Brasília, 07 de maio de 2010.
NÓBILE SILVA, V. C. A implementação do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: visão dos gestores. Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
RESENDE SILVA, C. J. Da Estrela ao Arado, do Arado à Estrela: Tensões e Consensos em PROEJA. In. ZAMBERLAN, Adriana et al (Orgs.). Refletindo Sobre o PROEJA: Produções de Santa Maria. V Cadernos PROEJA Especialização Rio Grande do Sul. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010. p. 117-135.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

CURRÍCULO