AS IDENTIDADES DESIGNADAS: UM ESTUDO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO PROEJA

Autores

  • Evanir Piccolo Carvalho Instituto Federal Farroupilha - Câmpus São Vicente do Sul
  • Hilário Inácio Bohn Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Identidade. PROEJA. Discurso. Documentos oficiais do Governo Federal.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as identidades designadas e aquelas que se querem forjar no âmbito do PROEJA nos documentos oficiais como o Decreto Nº 5.840, de 13 de julho de 2006 e o Documento Base que instituem o PROEJA nas instituições federais de educação tecnológica. Busca-se, assim, levantar os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a formação dos sujeitos e a organização curricular. O referencial teórico tem como base linguística a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar identidades designadas aos jovens e adultos que ingressam no PROEJA e as questões identitárias encontram subsídios nos estudos culturais. O estudo torna-se relevante à medida que contribui para o desenvolvimento de pesquisas sobre as identidades no PROEJA e também constitui iniciativa para repensar ações acerca da Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades do grupo.

Biografia do Autor

Evanir Piccolo Carvalho, Instituto Federal Farroupilha - Câmpus São Vicente do Sul

Professora efetiva do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, principalmente nos seguintes temas: letramentos, leitura, gêneros discursivos e produção textual nos cursos de nível médio, pós-médio, superiores de tecnologia e licenciaturas. Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena Inglês/Português pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Metodologia de Ensino (1990) e Mestrado em Educação pela mesma universidade (2004). Atualmente, é Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, RS.

Hilário Inácio Bohn, Universidade Católica de Pelotas

Professor Titular no Departamento de Letras da UCPel-RS, onde atua na área da Linguística Aplicada, linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino. É formado em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela PUC do RS em 1968, especialista em Língua Inglesa nas Universidades de Michigan, Ann Arbor e Yale University (1969), mestre em Linguística Aplicada na School of Education, em Bloomington, Indiana University (1971), doutor em Linguística Aplicada na School of Education da University of Texas, Austin (1977), pós-doutor pela University of Birmingham, Inglaterra (1986), atuou na Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Mestrado e doutorado da UFSC, foi Professor Titular no Departamento de Línguas Estrangeiras, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Edição

Seção

CURRÍCULO