A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ARTES NO CURSO PROEJA EM ELETROMECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Jaqueline Russczyk Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Deonilce Lourdes Leseux UNOCHAPECÓ

Palavras-chave:

Arte-Educação. Ensino de Artes. PROEJA.

Resumo

Este artigo tem como temática a inclusão da disciplina de artes no Curso de PROEJA em Eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os principais autores e documentos que contribuíram para o processo da pesquisa foram: Barbosa (2005), Ferraz e Fusari (1995), Santa Catarina (1998) e Brasil (2002). Tem-se como objetivo geral: conceituar arte e avaliar as possibilidades da sua inclusão no Curso de PROEJA em Eletromecânica do IFSC, de modo a dialogar com a realidade e os sentidos dados pelos educandos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, sendo que foram utilizados como técnica de pesquisa o inquérito por questionário e análise bibliográfica. Por meio dessa pesquisa pode-se constatar que a inclusão da disciplina de artes poderá contribuir no desenvolvimento criativo e prático de cada educando, possibilitando a integração das demais disciplinas. Os educandos, de modo geral, percebem a importância da inclusão da disciplina de artes no currículo do Curso de PROEJA em Eletromecânica, bem como afirmam que a arte já está presente de maneira diluída em algumas unidades curriculares.

Biografia do Autor

Jaqueline Russczyk, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Bacharelado em Ciências Sociais (2004) e Licenciatura em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui o título de Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), na Linha de Pesquisa: Sociedade, Participação Social e Políticas Sociais. Doutoranda do curso de Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa: Mediações Político-Culturais, Estruturas Produtivas e Configurações Sócio-Técnicas do Rural. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Ciências Humanas, Campus Chapecó. Tem experiência na Área de Antropologia, Desenvolvimento Rural, Educação e Sociologia.

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CURRÍCULO