Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista EJA em Debate tem periodicidade semestral, e nasceu da iniciativa de  pesquisadores que perceberam a necessidade de criação de um espaço para debater as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e  à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional EJA -EPT ( PROEJA). Assim, a revista tem por objetivo divulgar pesquisas na área da EJA e EJA-EPT.

A EJA, como modalidade de ensino prevista na LDB 9394/96, oportuniza o acesso à educação daqueles que tiveram a sua trajetória escolar interrompida pelos mais diversos motivos  e deve ser desenvolvida nas redes Federal, Municipal e Estadual. A EJA -EPT passou a ser ofertada a partir de 2006 com a publicação do Decreto 5840/06, que criou o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Os cursos do Proeja são ofertas obrigatórias para os Institutos federais e podem contar com parcerias das redes municipal e estadual.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2013,  o Brasil tem atualmente 81 milhões de brasileiros, com 15 anos de idade ou mais, que não concluíram a  Educação Básica e, nesse contingente, 56 milhões não possuem sequer o Ensino Fundamental. Isso significa dizer está sendo negado a  parcela significativa dos brasileiros, o direito a uma educação que possibilite a esses sujeitos as condições necessárias à progressão aos estudos e ao trabalho como preconizam as bases conceituais da educação politécnica. Nesse sentido, os trabalhos aqui publicados devem ser resultados de pesquisas inéditas sobre a EJA, especialmente a EJA-EPT, que possam contribuir para ampliar e qualificar as discussões e, consequentemente,  a oferta educativa, que vem diminuindo nos últimos anos.


 

Políticas de Seção

EXPEDIENTE

A revista EJA em Debate aceita colaborações, em fluxo contínuo,  nas temáticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA) nos seguintes eixos temáticos, sendo que cada eixo temático indica uma seção de submissão:

1 Teoria e prática pedagógica

2 Currículo

3 Formação de professores

4 Políticas Públicas

5 Gestão

6 Reconhecimento de saberes


Observação: ao submeter o seu  texto em uma das seções acima, coloque no elemento “Comentários para o editor” o nome do gênero textual que está sendo submetido.

As publicações na revista devem seguir os seguintes gêneros textuais:  

1 Artigo original oriundo de pesquisa científica com dados (entre 12 a 25 páginas);

  • Seguir as diretrizes para publicação e o template do respectivo texto presentes na seção Diretrizes para os autores.

2 Artigo de revisão bibliográfica (entre 12 a 18 páginas);

  • Seguir as diretrizes para publicação e o template do respectivo texto presentes na seção Diretrizes para os autores.

3 Ensaio dissertativo  (entre 12 a 18 páginas);

  • Seguir as diretrizes para publicação e o template do respectivo texto presentes na seção Diretrizes para os autores.

4 Relato de experiência de práticas pedagógicas (entre 10 a 15 páginas); 

  • Seguir as diretrizes para publicação e o template do respectivo texto presentes na seção Diretrizes para os autores.

5 Resenha crítica de textos recém publicados (Até um ano)  (entre 8 a 15 páginas).

  • Seguir as diretrizes para publicação e o template do respectivo texto presentes na seção Diretrizes para os autores.

Os textos podem ser produzidos em português e espanhol. Os resumos de apresentação devem ser textualizados em português, espanhol e inglês.

Quando o texto for produzido por mais de um autor, os nomes devem ser apresentados em ordem de importância, dando-se preferência às publicações em que o primeiro autor já tenha título de Doutor, limitando-se a três autores.

Dar-se-á, a partir de 2020, preferência à publicação de artigos que, quando tenham como sujeitos de pesquisa seres humanos, o projeto de pesquisa tenha sido lançado na Plataforma Brasil e tenha obtido o  número de parecer, em consonância à Resolução 510 de 7 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde que trata dos princípios éticos e da proteção aos participantes de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

As informações contidas nos trabalhos publicados nesta revista são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões emitidas não representam, necessariamente, pontos de vista da Instituição e/ou deste Conselho Editorial.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SUMÁRIO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAIS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CURRÍCULO

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

POLÍTICAS PÚBLICAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

GESTÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RECONHECIMENTO DE SABERES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O texto deve ser inédito e não ter sido enviado para avaliação em outra revista simultaneamente. A avaliação será feita inicialmente pelo Editor de seção que levará em conta os seguintes aspectos para o prosseguimento da submissão do texto:  a contextualização do tema, do problema e do objetivo; a coerência do conteúdo teórico e as demonstrações (figuras, tabelas ou quadros), quando houver; a metodologia utilizada; a pertinência das análises qualitativas e/ou estatísticas realizadas; a qualidade e importância dos resultados alcançados;  as conclusões do estudo e a atualidade das referências.

Os textos originais são avaliados por especialistas reconhecidos na área, sem a identificação do(s) autor(es). A decisão de aceite para publicação será baseada na recomendação de no mínimo dois avaliadores e, se necessário, de um terceiro avaliador ou de um membro do conselho editorial.

Os autores serão notificados por e-mail da aceitação ou recusa de suas submissões. Somente os trabalhos aprovados por dois avaliadores serão encaminhados para publicação, após as reescritas do texto pelo (s) autore (s), se isso for solicitado. O(s) autor(es) deve(em) manter seu arquivo para eventuais modificações sugeridas pelos revisores, visto que os originais enviados não serão devolvidos aos autores.

A equipe editorial da  Revista EJA em Debate tem o direito de realizar alterações normativas textuais e gramaticais nos artigos, respeitando o estilo  e o conteúdo dos autores. As provas finais podem não ser enviadas para aprovação dos autores, sendo que os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões expressas pelos autores são de exclusiva responsabilidade destes, e não retratam, necessariamente, a opinião dos editores.

Para garantir a análise cega pelos pares, os trabalhos submetidos devem ser apresentados sem referência aos autores e da instituição/afiliação, nem no corpo do texto nem nas propriedades arquivadas pelo editor de texto utilizado. Assim,  nas citações e nas referências, trocar o sobrenome do autor por (Autor, ano, p. 20), bem como o nome da instituição (Instituição) onde a pesquisa está sendo realizada. Na versão final do texto, o nome da instituição só pode aparecer se o autor indicar no texto que tem  o Termo de Consentimento da instituição para a divulgação do nome. De forma paralela, ressalta-se que não pode aparecer nenhum nome dos sujeitos da investigação, sendo o nome deve ser substituidos por um código para o processo de descrição e análise dos dados.

Quando o texto for produzido por mais de um autor, os nomes devem ser apresentados em ordem de importância, dando-se preferência às publicações em que o primeiro autor já tenha título de Doutor, limitando-se a três autores.

O avaliador avaliará o manuscrito baseado no formulário de avaliação eletrônico, emitindo um parecer qualitativo, considerando todos os aspectos  presentes nas "Diretrizes para avaliação"  e nos "Templates" de cada texto.

 

 

Periodicidade

A periodicidade da EJA em debate, versão on-line, e ISSN 2317-1839, é semestral. O número mínimo de artigos para fechar uma edição é seis, não sendo aceitas republicações. Do total de artigos publicados em cada número, observa-se uma média de 20% para publicações internas (IFSC) e 80% publicações externas ao IFSC.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Tutorial Avaliadores

Tutorial para Avaliadores em .PDF

 

Tutorial Autores

Tutorial para Autores em .PDF

 

Função do Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Revista EJA em Debate tem como função colaborar com os Editores na consolidação, avaliação e manutenção do periódico, trabalhando na sua divulgação e emitindo pareceres técnicos.

 

ISSN ELETRÔNICO

2317-1839

 

ISSN IMPRESSO

2316-4417

 

Qualis

B3 para área Educação